Sobre Nós

Obô Vanilla: Um projeto sustentável com raízes profundas


A Obô Vanilla não é apenas uma marca de baunilha; é um compromisso com a sustentabilidade, a comunidade e a autenticidade dos produtos. 

 

Desde a criação da Obô Vanilla que a visão do projeto foi clara: marcar a diferença na origem da baunilha e contribuir positivamente para o desenvolvimento local. 

 

Por isso produzimos de forma artesanal, em harmonia com a floresta, em pequenas culturas, para garantir a menor pegada na floresta e uma elevada qualidade dos produtos.

 

A maioria dos compradores internacionais tem uma abordagem impessoal. Negociam diretamente com os poucos agricultores que existem no final da colheita, compram os produtos e só voltam a ter ligação com os produtores no ano seguinte. Esta é uma abordagem que deixa os agricultores a enfrentar dificuldades financeiras e sem qualquer apoio técnico durante o ano.

 

Na Obô Vanilla desenvolvemos um modelo de negócio onde criámos parcerias com um grupo de agricultores exclusivos. Durante todo o ano, não apenas na época de colheita, oferecemos apoio técnico através do nosso chefe de produção em São Tomé e Príncipe. Além disso, fornecemos empréstimos sem juros para atender às necessidades dos agricultores.

 

Esta estreita parceria com os agricultores locais, os quais apoiamos na criação e desenvolvimento das suas culturas, permite que o crescimento do nosso negócio acompanhe e promova o desenvolvimento das comunidades envolvidas. 

 

Começámos com dois experientes agricultores locais e, hoje, temos já várias famílias que trabalham exclusivamente connosco. Ano após ano, os bons resultados desta estratégia, levam a que vários agricultores queiram entrar para o nosso projecto. 

 

Adicionalmente, colaboramos sazonalmente com dezenas de trabalhadores sempre que necessário, fomentando diretamente a economia local.

 

O nosso objectivo é continuar a aumentar e diversificar a nossa oferta e capacidade de produção para, desta forma, envolver cada vez mais agricultores de São Tomé e Príncipe. 

 

A Obô Vanilla não é apenas sobre negócios; é sobre cultivar relações, nutrir a terra e preservar tradições.

 

O Nascimento da Obô Vanilla

Pedro Santana, formado em Ciências Militares Navais, teve seu primeiro contacto com São Tomé e Príncipe em 2016, durante uma missão militar. 

 

O país, a sua beleza natural, a sua cultura e as suas gentes cativaram-no e, em 2018, quando regressou a São Tomé e Príncipe para uma nova missão, trouxe na sua bagagem uma ideia de negócio: criar uma marca de chás medicinais, a Obô Tea.

 

Contudo, a aventura pelo segmento dos chás não teve o percurso desejado e, por razões logísticas, não produziu o sucesso esperado. Mas da adversidade podem surgir as melhores oportunidades. 

 

Em 2018, Pedro Santana uniu forças com João Cardoso, outro militar apaixonado pelas ilhas africanas, e das cinzas da Obô Tea renasce uma nova ideia assente nos mesmo princípios: valorizar e promover os produtos naturais de São Tomé e Príncipe. 

 

Juntos, Pedro e João criam a Obô Vanilla, e começam a erguer um projeto de produção e comercialização de baunilha assente na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento local. 

 

Para os seus fundadores, a Obô Vanilla é mais do que um empreendimento económico; é uma celebração da natureza, das pessoas e da alma de São Tomé e Príncipe.

Exportar a Qualidade de São Tomé e Príncipe para Portugal


O mês de Agosto marca o início da campanha do ano seguinte para os nossos agricultores. Nas plantações em São Tomé e Príncipe, os nossos parceiros locais cuidam das suas plantas atenciosamente, desencadeando o nascimento das flores. 

 

Desde o momento da poda, até o início da colheita das vagens de baunilha verde, mantemos um contato próximo com os agricultores, oferecendo todo o apoio necessário. 

 

Os nossos responsáveis em São Tomé e Príncipe acompanham semanalmente as colheitas, recolhendo as vagens maduras e levando-as para processamento. 

 

Ao longo dos meses, as preciosas vagens são transformadas e, após estar finalizada a colheita, iniciamos o processo de embalamento e exportação. Realizamos todas as análises necessárias, emissão de certificados, processos aduaneiros, entre outros; e procedemos ao envio da baunilha para Portugal.

 

Em solo português, a baunilha é selecionada em diferentes lotes, onde é baixado o teor de humidade e preparada para venda. 

 

Na Obô Vanilla é feito um controle de qualidade cuidado e nada se desperdiça. Quando as vagens que não têm as condições ideais para comercialização (tamanho reduzido, quebradas, etc.) são desidratadas e utilizadas para criar os subprodutos da baunilha, como é o caso da pasta de baunilha.

×